Ex-presidente da CNTE é homenageado com Prêmio Darcy Ribeiro

O ex-presidente da CNTE, Carlos Augusto Abicalil, será homenageado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação deste ano. Na edição de 2014 houve 30 indicados. Ex-deputado, o professor Carlos Augusto Abicalil foi indicado pelo deputado Ságuas Moraes (PT/MT). Além dele, foram agraciados a professora Eliza Flora Muniz Araújo e o professor Luis Antônio Marcuschi.
Na sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que será às 16h no dia 18 de novembro, os vencedores receberão um diploma de menção honrosa e uma medalha com a efígie de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político brasileiro dedicado a questões indígenas e à educação.
Criado para contemplar pessoas ou entidades com trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil, o Prêmio é concedido anualmente desde 1998, reconhecendo a contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados considera critérios de originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação das ações educativas desenvolvidas.
Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado de Mato Grosso, Abicalil é graduado em Filosofia, História e Sociologia, pós graduado em História Contemporânea e Mestre em Educação – Gestão Políticas pela Universidade de Brasília (UnB). Referência na área educacional e social, representante de base do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso e membro do Comitê Executivo Mundial da “Internacional da Educação”, foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2005. “Com a alegria e senso de responsabilidade que se impõem nesse momento, sinto cada um presente e agraciado também”, disse Abicalil sobre a homenagem.