Por administrador em 21/mar/2011

Evento comemorativo movimenta noite de sábado no Sinpro



Sábado movimentado na sede do Sinpro-DF. O evento político-cultural realizado pelo Sinpro e pela CUT para marcar os 32 anos da fundação do Sinpro e o mês das mulheres, foi um sucesso. As atividades começaram com a performance da professora Artheme Lira: “Sob os pés de Afrodite”. Logo em seguida a secretária de Políticas para Mulheres do Sinpro e mediadora, Eliceuda de França abriu oficialmente o debate: “O empoderamento político e econômico das mulheres educadoras”. Ela enfatizou a importância da luta das mulheres  em busca das conquistas tão sonhadas e lembrou a história  que marca a trajetória de muitas presentes no evento.
Representando a CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a também diretora do Sinpro, Berenice Darc destacou o siginificado do evento, assim com a secretária da CUT-DF, Maria das Graças. A Coordenadora do Movimento Negro Unificado do DF – Igualdade de gênero, Jacira Silva parabenizou o Sinpro pela história de dedicação sindical, pela organização e pela homenagem feita às muitas mulheres que  contribuíram com a história de evanços no meio sindical. Os Subtemas:  “Uma nova cultura para superar as desigualdades contra a mulher”, foram abordados pelas deputadas: Rejane Pitanga(Distrital) que por anos foi uma das sindicalistas mais combativas da categoria e  Érica Kokay(Dep. Federal).
Várias outras mulheres importantes marcaram presença e foram homenageadas, como a secretária de Mulheres do GDF, Olgamir Amâncio e a ex-diretora do Sinpro, Lúcia Iwanow, dentre várias outras que tanto contribuíram para que o sindicato dos professores fossem hoje um dos mais respeitados do pais. Ao todo 32  professoras foram homenageadas com o prêmio: “Mulher Educadora/Cidadã do Mundo”- Premiação instituída para lembrar mulheres de destaque da categoria”. E para encerrar as comemorações um show com o Dueto de voz e chorinho com Mônica Costa e Paulo Henrique (MPB e Chorinho)  e o Grupo Natyê – “Agora é que são elas” (MPB, música regional, forró e performance poética), animou os presentes.
No decorrer do mês outras atividades serão realizadas em comemoração ao mês das mulheres e pelos 32 anos do Sinpro.
Veja a relação das mulheres que receberam o prêmio do Sinpro: “Mulher Educadora/Cidadã do Mundo”

Ruth Guimarães de Moura Brito

Adenilce Maria de Araújo Silva

Antonia Artheme Silva Lira

Cláudia Fernanda Lélis

Delzair Amancio da Silva

Domane Teixeira de Souza

Elvina de Freitas Lima

Jucimeire Barbosa da Silva

Lúcia Helena Carvalho

Maria Alice Nunes Mesquita

Maria Cleonice Rodrigues Leão

Maria da Gloria Alves de Oliveira

Maria Glória Alves Teixeira

Maria da Glória Bonfim Yung

Maria de Fátima Ribeiro

Maria do Perpétuo Socorro Queiroz Catta Preta

Maria Holanda Lopes de Carvalho

Maria Lúcia de Moura Iwanov

Maria Madalena Torres

Maria Ricardina sobrinho de Almeida

Maura da Aparecida Leles

Nádia Maria Rodrigues

Olga Cristina Rocha de Freitas

Olgamir Amancia Ferreira de Paiva

Patrícia de Oliveira Silva

Rejane Guimarães Pitanga

Rosa Maria Lucena da Silva

Sandra Carvalho Cavalcante Freitas

Valmária Martins da Silva

Verônica da Silva de Oliveira

Vilmara Pereira do Carmo


Imprimir