Por administrador em 21/mar/2011

Evento comemorativo movimenta noite de sábado no Sinpro

Sábado movimentado na sede do Sinpro-DF. O evento político-cultural realizado pelo Sinpro e pela CUT para marcar os 32 anos da fundação do Sinpro e o mês das mulheres, foi um sucesso. As atividades começaram com a performance da professora Artheme Lira: “Sob os pés de Afrodite”. Logo em seguida a secretária de Políticas para Mulheres do Sinpro e mediadora, Eliceuda de França abriu oficialmente o debate: “O empoderamento político e econômico das mulheres educadoras”. Ela enfatizou a importância da luta das mulheres  em busca das conquistas tão sonhadas e lembrou a história  que marca a trajetória de muitas presentes no evento.
Representando a CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a também diretora do Sinpro, Berenice Darc destacou o siginificado do evento, assim com a secretária da CUT-DF, Maria das Graças. A Coordenadora do Movimento Negro Unificado do DF – Igualdade de gênero, Jacira Silva parabenizou o Sinpro pela história de dedicação sindical, pela organização e pela homenagem feita às muitas mulheres que  contribuíram com a história de evanços no meio sindical. Os Subtemas:  “Uma nova cultura para superar as desigualdades contra a mulher”, foram abordados pelas deputadas: Rejane Pitanga(Distrital) que por anos foi uma das sindicalistas mais combativas da categoria e  Érica Kokay(Dep. Federal).
Várias outras mulheres importantes marcaram presença e foram homenageadas, como a secretária de Mulheres do GDF, Olgamir Amâncio e a ex-diretora do Sinpro, Lúcia Iwanow, dentre várias outras que tanto contribuíram para que o sindicato dos professores fossem hoje um dos mais respeitados do pais. Ao todo 32  professoras foram homenageadas com o prêmio: “Mulher Educadora/Cidadã do Mundo”- Premiação instituída para lembrar mulheres de destaque da categoria”. E para encerrar as comemorações um show com o Dueto de voz e chorinho com Mônica Costa e Paulo Henrique (MPB e Chorinho)  e o Grupo Natyê – “Agora é que são elas” (MPB, música regional, forró e performance poética), animou os presentes.
No decorrer do mês outras atividades serão realizadas em comemoração ao mês das mulheres e pelos 32 anos do Sinpro.
Veja a relação das mulheres que receberam o prêmio do Sinpro: “Mulher Educadora/Cidadã do Mundo”

Ruth Guimarães de Moura Brito

Adenilce Maria de Araújo Silva