Estudantes podem se inscrever no programa Câmara Mirim

A 9.ª edição do programa Câmara Mirim está com inscrições abertas para alunos do ensino fundamental que queiram viver a experiência de ser deputado por um dia. Até 29 de agosto, é possível realizar a inscrição via Correios e até 5 de setembro, pela internet. O programa é destinado a alunos do 5.º ao 9.º ano de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Promovido pelo Plenarinho – portal infantil da Câmara dos Deputados -, o Câmara Mirim simula uma sessão ordinária do Plenário, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados. Neste ano, o evento acontece no dia 30 de outubro.
Os interessados precisam elaborar um projeto de lei para apresentá-lo no momento da inscrição. Os três projetos selecionados serão defendidos pelos seus autores no Plenário. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores e de seus responsáveis serão custeadas pela Câmara.
Os demais participantes da sessão serão indicados por seis professores já selecionados em um concurso de projetos pedagógicos promovido pelo Plenarinho. Cada um terá direito a trazer até duas turmas, sem custo para a Câmara. É uma chance de os alunos vivenciarem o exercício da democracia.
Participação de Professores
Na edição deste ano do programa Câmara Mirim, os três autores dos melhores projetos de lei inscritos poderão indicar um professor para acompanhá-los em Brasília durante o evento, no dia 30 de outubro. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação dos três professores serão pagas pela instituição, como uma forma de incentivo aos docentes dedicados ao processo de educação política de seus alunos.
SERVIÇO:
– As inscrições devem ser enviadas para o endereço:
Plenarinho/Câmara Mirim
Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados
Anexo I, 15.º andar, sala 1502, Praça dos Três Poderes
CEP 70160-900 // Brasília – DF
– Mais informações aqui.
(Do Nota 10)