Está aberto o 10° Congresso de Trabalhadores na Educação; acompanhe ao vivo

Foi aberto às 19h30 desta quinta-feira (27) o 10° Congresso de Trabalhadores na Educação Paulo Freire. O evento está sendo realizado no CNTC (902 Sul) de quinta-feira(27) até domingo (30).
O hotsite do Congresso irá disponibilizar os materiais para os debates, através de textos, áudios e vídeos. Haverá transmissão do evento ao vivo, a partir das 20 horas. Basta acessar o site do evento http://10cte.com.br .
Após a solenidade de abertura, o primeiro dia do Congresso terá a mesa sobre “Conjuntura internacional, nacional e local”, com Leonardo Boff (doutor em filosofia e teologia, ecologista, escritor e professor universitário).
A programação completa, abaixo:
PROGRAMAÇÃO
DIA: 27/08/2015 (QUINTA – FEIRA)
CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 16h00.
19h00 – Solenidade de Abertura:
CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil
19h30 – Mesa: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA   E DIREITOS
Palestrante: Leonardo Boff – Doutor em Filosofia e Teologia, Ecologista, Escritor e Professor universitário.
Votação e aprovação do regimento
21h – Atividade Cultural e noite de autógrafos
22h – Encerramento
DIA: 28/08/2015 (SEXTA – FEIRA)
7h30 – Café da manhã
8h – Mesa: Conjuntura Internacional, Nacional e Local
Palestrante: Emir Sader – graduação e mestrado em Filosofia pela USP, doutorado em Ciência Política pela USP. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.
Palestrante: Gilney Viana – médico e professor da UFMT. Foi deputado federal (1995-1998), deputado estadual (1999-2002) e Secretário de Políticas para Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente, durante o governo federal (2003-2007).
10h30 – Mesa: Saúde do Trabalhador
Palestrante: Ana Magnólia Bezerra Mendes – Professora do departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações (PSTO) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
Palestrante: Adriana Reis – Procuradora Regional do Trabalho, Mestre em Direito pela PUC/SP, Doutoranda da Universidade complutense de Madri, Autora da obra Assédio Moral Organizacional.
12h – almoço
14h – Mesa: Avaliação e Meritocracia
Palestrante: Luiz Carlos de Freitas – Pedagogo e mestre em Educação, concluiu o doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pela USP, Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
15h30 – Mesa: Reforma Política
Palestrante: Maria Emilia Boito – Comitê Operativo Nacional da Campanha pela  Constituinte
Palestrante: (CNBB)
Palestrante: UNE/DF
Palestrante: OAB
16h30 – Mesa: Pré-Sal e Financiamento da educação
Palestrante: Milton Canuto – Vice-presidente da CNTE
Palestrante: Flávio Tonelli – Assessor Técnico do DIAP
Palestrante: Francisco José da Silva – Doutor em Educação UFRGS
18h30 – Mesa: Diversidade, Direitos Humanos e Gênero
Palestrante: Elisa Lucinda – Atriz e Poetisa
Palestrante: Roberta Fernandes de Souza – Psicóloga, especialista em Administração Educacional, Planejamento Educacional e Psicologia Clínica; mestre em Saúde Mental (UNICAMP); presidenta e coordenadora da ASTRAL-GO; coordenadora projeto casulo.
Lançamento da Cartilha Lei do Ensino da História e Cultura da África
21h – Encerramento
DIA: 29/08/2015 – (SÁBADO)
7h30 – Café da manhã
8h30 – Mesa: América Latina
Palestrante:
Palestrante: Marilane Teixeira – Economista, pesquisadora do CESIT/UNICAMP e assessora sindical em relações de trabalho e gênero
Palestrante: Igor Fuser –  Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), Graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo Reuter Fellow pelo Green College, University of Oxford (1993).
Palestrante: Carlos Alberto de Almeida – Jornalista Diretor da TELESUR e Presidente da TV Cidade Livre.
 
10:30 – Mesa: Mídia e Comunicação
Palestrante: Paulo Henrique Amorim – Apresentador da Rede Record, o jornalista foi correspondente da Revista Veja e da Rede Globo, nos Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Esso; no impresso trabalhou com editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame.
Palestrante: Altamiro Borges – Jornalista, editor da revista Debate Sindical e do site Vermelho.
12h30 – Almoço
14h – Mesa: Debate Sindical
Palestrante: Antônio de Lisboa Amâncio Valle – Secretário de Relações Internacionais da CUT e Secretário de Finanças da CNTE
 Palestrante: Antônio Augusto de Queiroz – Diretor de Documentação Toninho do DIAP
16h – Oficinas:
GT 01 – EJA
Mediadora: Alessandra Rodrigues dos Santos – Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Paulo Freire
Mediadora: Leila Maria de Jesus Oliveira – Mestre em Educação pela UnB e Educadora Popular membro do GTPA – FÓRUM / EJA
GT 02 –  Ensino Médio
Mediador: Mário Bispo dos Santos – Licenciado em Ciências Sociais e Pedagogia, doutorando em Sociologia pela UnB
Mediador: representante da UBES
GT 03 – Educação Infantil/Anos Iniciais/Anos Finais
Mediadora: Edileuza Fernandes da Silva – doutora em educação pela UnB na área de trabalho docente, currículo e avaliação.
Mediadora: Rosana César de Arruda Fernandes – doutora em educação pela UnB na área de trabalho docente, currículo e avaliação.
GT 04 – Educação Especial/Inclusão
Mediadora – Erenice Natalia de Carvalho – Psicóloga, fonoaudióloga, mestre em Psicologia pela UnB. Pesquisadora nas áreas de educação especial e inclusão escolar. Integra o corpo de consultores da Universidade Coorporativa da Rede APAE, atuando como editora cientifica da Revista APAE Ciência.
 GT 05 –  Educação Profissional
Mediador – Adilson César de Araújo – Doutor em Educação pela Faculdade de Educação – UnB, Coordenador Pedagógico do Instituto Federal de Educação de Brasília, Pró – Reitor de Ensino do Instituto Federal de Brasília – IFB
Mediadora: Márcia Castilho – Professora aposentada da SEEDF. Atuou no antigo Curso Magistério em Brazlândia. Foi Coordenadora Regional de Ensino de Brazlândia em 1995-1996.
GT 06 – Orientadores Educacionais
Mediador: Mário Sérgio Ferreira de Souza – licenciado em pedagogia e Matemática. Coordenador Nacional do DESPE da CNTE e secretário de assuntos jurídicos e do serviço de atendimento aos sindicalizados da APP-SINDICATO.
Mediadora: Sinara Pollom Zardo – Doutora em Educação
 
GT 07 – Violência nas Escolas
Mediadora: Miriam Fabia Alves – Profª Doutora na Universidade Federal de Goiás (UFG)
GT 08 – Educação Física
Mediador: Daniel Cantanhede Behmoiras – Mestre em Educação Física pela UnB e Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da UnB.
19h00 – Encerramento
DIA 30/08/2015 – (DOMINGO)
07h30 – Café da manhã
8h30 – Mesa: Curriculum, Gestão, Sistema Nacional de Educação e PDE
Palestrante: a confirmar
11h – Votação das Resoluções/Plano de Lutas
Lançamento do Observatório / Cartilha do PDE
Campanha salarial 2015/2016
14h00 – Almoço e Encerramento