Escola fechada na Estrutural só reabrirá em 2014

Os alunos da Escola Classe 1 da Estrutural, da rede pública do Distrito Federal, interditada em maio do ano passado, só devem retornar à escola no primeiro semestre de 2014. A EC foi interditada devido ao forte cheiro de gás que tomou conta do local. Na ocasião, a Defesa Civil e especialistas da UnB constataram que se tratava de gás metano, proveniente de material em decomposição no subsolo, já que a escola foi construída sobre um lixão.
Os 1.300 alunos da escola estão atualmente tendo aulas na Eape (Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação) e na Escola Classe da 311 Sul, ambas no Plano Piloto. A Secretaria de Educação faz o transporte e cuida da alimentação dos estudantes. O engenheiro Luiz Berber, da Subsecretaria de Logística, disse que a escola passará por um sistema técnico, que consiste na extração do gás, assim que o serviço especializado for licitado.
Berber garante que não há mais tempo hábil para a retomada das atividades escolares neste semestre. Porém, considera perfeitamente viável a conclusão do serviço no início de ano que vem. Segundo ele, o serviço de extração do gás no local da escola não deverá durar mais do que dois meses.
Uma empresa especializada realizou estudos no local e concluiu ser preciso a instalação de um sistema de extração de gás do subsolo, descartando, assim, a necessidade da construção de uma nova escola em outro local. A Procuradoria Geral do DF já analisou o estudo técnico e autorizou a Secretaria de Educação a licitar o serviço especializado.