Entidades promovem Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Entre os dias 14 e 18 de outubro, entidades da sociedade civil vão realizar em todo o Brasil diversas atividades para discutir como ter uma mídia mais plural no Brasil. A série de eventos ocorre todo ano e ganhou o nome de Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Neste ano, o foco será a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular da Lei da Mídia Democrática, elaborado pela Campanha Para Expressar a Liberdade (conheça a proposta).

No DF, a mobilização é promovida pelo comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), formado por organizações da sociedade civil, entre elas a CUT e o Sindicato dos Jornalistas. As entidades vão à Rodoviária do Plano Piloto na quarta-feira (16/9), a partir das 17h, para divulgar o projeto da Lei da Mídia Democrática e colher assinaturas. O convite é estendido a todos os interessados em contribuir com a iniciativa.
Ainda na quarta-feira, as organizações vão realizar um ato para cobrar a retomada da criação do Conselho de Comunicação do DF. O projeto foi apontado como prioridade no 1o Seminário de Comunicação do DF (ComunicaDF), realizado em agosto de 2012. O governador Agnelo Queiroz prometeu encaminhar a proposta, mas até agora ela está parada no Palácio do Buriti.
Na quinta-feira, o Sindicato dos Jornalistas abriga debate sobre a realidade da comunicação pública no DF e no Brasil. A ideia é discutir esse importante espaço de comunicação plural e diversa e que na capital do país é representado por diversas emissoras, como TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Rádio Nacional FM, Rádio Cultura, Rádio Câmara e Rádio Senado.
Na terça-feira, a semana será aberta com o lançamento do livro “O Príncipe da Privataria”, promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé. A obra, de Palmério Dória, traz informações relevantes sobre Fernando Henrique Cardoso e toca, na área das comunicações, no processo de privatização do Sistema Telebrás.
SEMANA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO DF
Programação:

Terça-feira (15/10)
Lançamento livro “O Príncipe da Privataria”
Local: Sindicato dos Bancários
Horário: 19h
Quarta-feira (16/10)
Ato de “aniversário” de um ano de promessas descumpridas do GDF em relação à criação do Conselho de Comunicação do DF.
Local: Palácio do Buriti
Horário: 11h
Coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular da Lei da Mídia Democrática
Local: Rodoviária do Plano Piloto
Horário: 17h
Quinta-feira (17/10)
Debate “Desafios da comunicação pública no DF”
Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas (SIG, Ed. Carlos Castello Branco, piso semi-enterrado).
Horário: 19h