Cartão de acesso do Remanejamento Externo começa a ser emitido

A Secretaria de Educação do DF já está emitindo os cartões de acesso do Remanejamento Externo. Os cartões serão emitidos até as 23h59 do dia 09 de dezembro. Somente os professores que solicitarem os cartões de acesso poderão participar do procedimento. Todos(as) os(as) professores(as) que participaram do Remanejamento Interno e que bloquearam uma carência (ou não) podem  participar da fase externa. Neste caso, se bloquearem uma carência, o Remanejamento Interno se tornará sem efeito. Também podem participar do Remanejamento Externo os(as) professores(as) que por qualquer motivo não quiseram participar do interno.

Todos(as) devem acessar o cartão pelo link http://remanejamento.se.df.gov.br/.

A Secretaria de Educação deve apresentar nos próximos dias cerca de metade das carências previstas inicialmente para o certame. Isto ocorre porque o Gabinete do Secretário de Educação, Marcelo Aguiar, resolveu dar nova interpretação à Portaria n 219/2014, excluindo desta fase do remanejamento as carências definitivas originadas da movimentação de professores(as) e orientadores(as) na etapa do Remanejamento Interno. As carências do Remanejamento Externo a serem ofertadas são hoje objeto de discussão nos mecanismos jurídicos, onde o Sinpro está requerendo a imediata apresentação de todas as carências geradas a partir das movimentações do Remanejamento Interno.

O volume de carência que não será apresentada é muito grande e deve, inclusive, tumultuar o retorno às aulas em 2015, visto que se as carências fossem agora disponibilizadas, a rede já estaria bem mais preparada para receber os(as) professores(as) e estudantes. Todos(as) os(as) professores(as) que não tiverem um exercício regularizado na escola necessitarão ser devolvidos(as) à CRE para adquirir, pelas normas, um novo exercício. Em 2015 esse procedimento de devolução à CRE (mesmo que a carência seja definitiva), não garantirá ao professor o direito de participar do procedimento de escolha de turmas, mesmo que chegue a escola em tempo hábil de participar.

Em 2015 apenas participarão do procedimento de escolha de turmas os(as) professores(as) que escolheram turma em 2014 (e permaneceram na escola/permuta) e professores(as) que chegaram na escola por meio dos procedimentos do concurso de Remanejamento Interno e/ou Externo.

As carências para o Remanejamento Externo já foram disponibilizadas e podem ser consultadas no site do remanejamento. Os professores devem, ao acessar a página das carências, observar que para visualizar apenas as carências que serão disponibilizadas devem clicar na segunda coluna, onde está o campo BLOQUEADA, clicar na opção NÃO e depois clicar no ícone IR, localizado na última coluna. Desta forma os professores poderão visualizar apenas as carências que de fato serão apresentadas no Remanejamento Externo, segundo a interpretação da Secretaria de Educação. Até o final da tarde de segunda-feira (08) o sistema da SEE registrava apenas 1.807 vagas disponíveis, sendo que algumas disciplinas podem não ter nenhuma vaga disponibilizada. É o caso das disciplinas Atividades, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática e Química na cidade de Ceilândia, onde devido a interpretação da SEE, mesmo ocorrido a movimentação de professor no Remanejamento Interno (carências definitivas), neste momento não há nenhuma carência disponível.