Em Belém, professores endurecem greve e ocupam secretaria

Os professores da rede estadual de ensino seguem ocupando, nesta quinta-feira (24), o prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na avenida Augusto Montenegro, em Belém. Cerca de 30 manifestantes estão acampados no local desde a última quarta-feira (24) e protestam de forma pacífica.
De acordo com a Polícia Militar, dois pelotões da PM estão na área desde o início da manhã desta quinta para resguardar a segurança dos manifestantes e das pessoas que passam pelo local. A polícia deve permanecer no local até o fim do protesto.
Segundo a assessoria da Seduc, mesmo com a ocupação, os serviços no prédio estão funcionando normalmente. Ainda de acordo com informações da Seduc, na última quarta, algumas fiações do sistema elétrico chegaram a ser danificadas, o que impossibilitou o acesso ao banco de dados da Secretaria. Alguns serviços chegaram a ser suspensos, mas já foram retomados.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) deve se reunir com a categoria, na tarde desta quinta, na sede da Seduc, onde irá decidir se mantém ou encerra a greve. A greve dos professores já dura 31 dias, e eles pedem a retomada das negociações com o governo do Estado.
A categoria reivindica plano de carreira da profissão, pagamento do retroativo do piso salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o governo do Estado, 90% da pauta de reivindicações foi atendida.