Em artigo, professora da UFSC analisa formação de professores no Brasil

retratos_da_escola_02-03_2008Formação de professores no Brasil – A herança histórica é o título do artigo de Leda Scheibe, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina, sobre a trajetória da formação de professores no Brasil.
No artigo, ela leva em conta, sobretudo, a legislação que regula os cursos que se destinaram a esse propósito. Um dos objetivos é discutir de que maneira a formação de professores foi concebida no interior das políticas públicas, como preocupação do Estado, para a construção da identidade profissional. A autora analisa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que debate a formação de professores fora das universidades.
O texto é o segundo artigo do do Retratos da Escola vol. 2, n. 2/3, janeiro a dezembro de 2008, cujo tema é “Formação de Professores – impasses e perspectivas”. Confira aqui o artigo na íntegra. Boa leitura!