Eleições: resultado definitivo sai nesta sexta, 31

No início da noite desta sexta, 31, será divulgado pela Comissão Eleitoral Central o resultado final das eleições realizadas nas escolas públicas do DF. O resultado não foi divulgado na quarta-feira por causa do atraso de algumas regionais em enviar os números da votação. Mais de 251 mil participaram do processo, que transcorreu em clima de muita tranquilidade e cidadania.
Do universo de 631 escolas que participaram, apenas houve recursos em 23 delas. A comissão central impugnou as eleições em cinco escolas, mas ao contrário do que divulgou a imprensa, não foi por fraude. “Não houve fraude. O que ocorreu foram procedimentos equivocados, às vezes até por ingenuidade ou desconhecimento do processo. Tanto que não foi aplicada qualquer penalidade aos candidatos”, afirmou Claúdio Antunes, representante do Sinpro na referida comissão. Foram anuladas as eleições na EC 108 Samambaia, CEd 123 Samambaia, CEF 02 Estrutural, EC 06 do Guará e CEd Vale do Amanhecer, em Planaltina. Essas escolas podem apresentar recurso diretamente ao titular da Secretaria até esta sexta-feira, dia 31.
Das 504 escolas com chapa única, cinco tiveram a vitória do “não” em pelo menos um dos segmentos: o CEI 01 do Paranoá, a EC 06 de Brazlândia, CEF Mestre D’Armas de Planaltina, CEF 17 de Taguatinga e CEF 02 do Guará. Já outras escolas, como as EC Monjolo e a EC Reino das Flores, em Planaltina, Jardim de Infância da 108 Sul, EC Jiboia, de Taguatinga, CEM Júlia Kubitschek, no Núcleo Bandeirante e CEI Brazlândia tiveram 100% de unanimidade da comunidade escolar votante.