Por administrador em 12/maio/2014

Eleições complementares para conselho escolar serão nos dias 14 e 28 de maio

As eleições complementares para escolha do conselho escolar nas 40 escolas públicas da Secretaria de Educação do DF que ainda não preencheram as vagas serão realizadas nos dias 14 e 28 de maio. A SEE já emitiu a circular orientando a liberação de mesários nas eleições.

A Comissão Eleitoral Central já liberou todos os materiais (atas e cédulas) necessários para que as 40 escolas públicas que realizarão estas eleições complementares utilizem em seus pleitos.

Para ser eleito(a) os(as) candidatos(as) deverão ter a maioria dos votos simples, neste caso quando se tratar de eleição com duas ou mais chapas concorrentes. Quando a eleição na unidade escolar se der apenas com apenas uma chapa inscrita, esta chapa deverá obter a qualificação SIM nos dois conjuntos de segmentos: pais/estudantes e professores/servidores. É importante lembrar que as escolas que não apresentarem chapas poderão ter suas atuais direções de escola substituídas por ato do secretário de Educação, previsto na Lei 4.751/2012.

O Sinpro acompanhará as eleições em todas as unidades escolares através da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Eleitorais Regionais. Estas escolas receberão cartazes do Sindicato para que sejam divulgadas a data de realização da eleição.

Conselho escolar – Algumas escolas não preencheram todas as vagas para o conselho escolar. Neste caso, mesmo as unidades que não estão na lista publicada no Diário Oficial deverão se organizar para fazer a eleição do conselho escolar no dia 14 de maio, visando preencher vagas que não foram preenchidas nem mesmo pelos suplentes.

Esta é a primeira vez que a eleição do conselho escolar ocorre em data diferente da eleição para direção de escola, fato que também está previsto na Lei de Gestão Democrática, e deverá ser repetido nas eleições gerais da Gestão Democrática no final de 2016.

Os mandatos dos conselheiros e das direções eleitas em maio se encerrarão junto com os diretores eleitos em 2013, ou seja, no dia 31 de dezembro de 2016, por isto a eleição é chamada de complementar.

Veja abaixo:

CIRCULAR LIBERAÇÃO MESAS 2014

CIRCULAR Nº 22/2014

Lei 4751/12

Portaria 254/13

Edital nº 1º/14

Manual das eleições 2014

Formulário para inscrição de Comissão Eleitoral Local

Formulário para inscrição de Conselho Escolar

Formulário para inscrição de Diretor e vice

Cédula Eleitoral_2014 – Conselho Escolar – Assistência à Educação

Cédula Eleitoral_2014 – Conselho Escolar – dois segmentos