Educadores latino-americanos homenageiam o mestre Paulo Freire

Escolhido como símbolo do Movimento Pedagógico Latino-Americano, o educador pernambucano Paulo Freire foi imortalizado numa escultura em bronze de tamanho real feita pelo artista Abelardo da Hora. A homenagem aconteceu nesta quinta-feira, 19 de setembro, dia do nascimento de Freire.
Cerca de 500 educadores de todo o mundo participaram da cerimônia. A festa contou com shows de frevo, maracatu e do grupo Quinteto Violado. Freire é, reconhecidamente, patrono da educação brasileira, oficializado pela Lei nº 12.612 de 2012.
O presidente da CNTE, Roberto Leão, lembrou que 2013 marca os 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte, quando o professor alfabetizou 300 trabalhadores em 40 horas, considerada como marco do método Paulo Freire, uma alfabetização que, sobretudo, ajudava o aluno a pensar o mundo.
“Ele pôs em prática uma maneira de alfabetizar que fazia com que as pessoas que viviam marginalizadas tivessem acesso a uma forma bastante simples, mas não mecânica, que conscientizava as pessoas, se libertassem, deixassem de serem adestradas para serem pessoas capazes de serem protagonistas do seu destino”, disse Leão.
Em seu depoimento, o artista responsável pela obra, Abelardo da Hora, amigo pessoal de Paulo Freire, falou emocionado sobre como é gratificante para ele poder prestar esta homenagem ao educador. “Ele sempre falava para mim ‘Abelardo a educação dá vida para o povo e para o trabalho’ e Freire era, sim, um pensador, um amigo que tinha certeza que o ensino de qualidade era o caminho para mudar mundo. O momento é de muita emoção e a única coisa que eu espero é ter conseguido retratar fielmente os traços desta figura ímpar que sempre será motivo de orgulho e exemplo para todos nós”, disse.
A homenagem faz parte da programação do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, ação promovida pelo Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, com o apoio das universidades federais, sediadas em Recife, entidades acadêmicas, dos movimentos sociais e populares e agências de fomento. Além da estátua principal, os educadores presentes receberam uma miniatura da estátua de Freire.