Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório

A diversidade étnico-racial tem sido tema de vários estudos acadêmicos. O tema é ministrado em sala de aula há décadas, mas a partir da sanção da Lei nº 10.639/2003, ganhou maior relevância no meio acadêmico e no magistério. No artigo intitulado “Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório”, Nilma Lino Gomes diz que apesar de algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial virem se configurando no Brasil, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processo de formação inicial e continuada.
Pedagoga, doutora em antropologia social, professora da FAE/UFMG, Nilma Lino Gomes foi a primeira reitora negra do Brasil a administrar uma universidade pública federal, a autora se inspirou nos estudos de Boaventura de Sousa Santos para discutir a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na  formação  de  professores  como  procedimento  capaz  de  reconhecer  as  ausências  e  dar  visibilidade  às  práticas  emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.
O artigo foi publicado no periódico Retratos da Educação, Vol. 02 – Números 2/3 – janeiro a dezembro de 2008 – uma publicação semestral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).
 
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