Discriminação será o tema do VI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro

Já estão abertas as inscrições para o VI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro, que este ano terá como tema: Discriminação produz violência. A discriminação é um dos grandes causadores da violência na sociedade e também no ambiente escolar. Falar sobre o tema é discutir formas de diminuir casos de agressões físicas, verbais e até mesmo mortes. Para desenvolver o trabalho os estudantes poderão discorrer sobre alguns aspectos que tem sido ponto de discussão: gênero, raça, etnia, classe social, deficiente, tipo físico, bullying, idoso/jovem, geracional, dentre outros.

As inscrições terão início no dia 7 de agosto e estarão abertas a estudantes da educação infantil, de 4 a 5 anos de idade, até aos do ensino médio. As redações e desenhos poderão ser encaminhados até o dia 02 de outubro na sede e subsedes do Sinpro, ou deixá-las à disposição dos diretores do Sinpro, que irão buscá-las nas escolas até esta data. Cada participante deverá fazer sua inscrição no site do Sinpro, onde será gerado um código de identificação que deve ser usado para preencher a folha da redação ou desenho.

Os prêmios serão distribuídos para os estudantes vencedores e aos professores indicados pelos participantes. É importante salientar que os professores que fazem parte da comissão julgadora não podem ser indicados pelos estudantes. A comissão é formada por professores e orientadores educacionais da rede pública de ensino. Ela receberá os trabalhos sem identificação da escola, do nome do estudante ou do professor que orientou o trabalho para garantir a transparência do processo.

Os estudantes da educação infantil, do CEE e classes especiais e os matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA expressarão sua opinião por meio de desenho. Já os estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental/EJA e do ensino médio/EJA discutirão a temática na forma de redação.

Os estudantes devem fazer a inscrição via internet para obter o código de participante, que será utilizado na folha de redação como único instrumento de identificação do trabalho.

O Concurso é destinado aos estudantes da rede pública, que poderão participar com apenas um trabalho. No entanto, os professores ou orientadores educacionais poderão trabalhar com vários estudantes. Desta forma o mesmo professor poderá ser indicado por vários estudantes, podendo ser premiado mais de uma vez.

O Concurso de Redação faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, desenvolvido pelo Sindicato desde 2008 e tem como objetivo levar os alunos da rede pública do DF a refletirem sobre as causas, consequências e soluções para a violência no ambiente escolar, problema que afeta a sociedade como um todo.

Para saber mais, entre no site www.sinprodf.org.br ou ligue no telefone 3343.4236.

Clique aqui para ler o REGULAMENTO

Clique aqui para fazer sua inscrição

Folha para redação

Folha para desenho horizontal

ou

Folha para desenho vertical