Dilma: professores devem ser autoridades da educação

No discurso que fez após a solenidade de diplomação no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Roussef disse que só existirá um ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação de crianças e jovens. “Junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança”, afirmou ela.
Dilma lembrou que nas últimas décadas o Brasil universalizou o ensino fundamental, mas que agora é preciso melhorar a qualidade da educação e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio. Ela garantiu que seu governo irá ajudar os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas.
No ensino médio, além do aumento do investimento público vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.
“Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento”, afirmou a presidenta.