Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será marcado por atividades em defesa de direitos


Nesta quinta-feira (21) é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e durante todo o dia ocorrerão diversas atividades, como palestras sobre os direitos da pessoa com deficiência e atendimentos jurídicos. Na parte cultural, grupos teatrais e musicais trarão alegria para o evento. As atividades acontecem das 9h às 12h, na Estação de metrô da 112 Sul.
Para o secretário de Política Social da CUT Brasília, Yuri Soares, neste dia é importante dar visibilidade a lutas como a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, principalmente. “Nossa luta nesse âmbito é exigir que as empresas cumpram a legislação, ofertando as vagas que são de direito e outras coisas básicas, como acessibilidade e transporte público”, afirmou.
No mesmo dia, terá início o 4º Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, em São Paulo, que acontece até o dia 23 de setembro. A CUT Brasília será representada por seus delegados do Coletivo de trabalhadores com deficiência.
Quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs).
Sessão solene
Já na sexta-feira (22), a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) promoverá uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A atividade acontece no Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados, a partir das 15h.
Fonte: CUT Brasília