Dia de volta às aulas na rede pública de ensino

As aulas da rede pública de ensino do Distrito Federal começam hoje. São esperados aproximadamente 471 mil alunos. Para atendê-los, mais de 700 professores efetivos foram nomeados e o banco de temporários conta com mais de 13 mil professores, segundo a secretaria de Educação. O GDF renovou o contrato dos 6,5 mil docentes que atuaram no ano passado.
Segundo a pasta, o cadastro reserva que ainda estava em validade foi zerado. Um concurso para professores efetivos está em fase de finalização. Nesse, cerca de quatro mil profissionais ficarão em cadastro reserva.
Para o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), o maior problema da volta às aulas ainda é o repasse de recursos para as escolas. “Temos cerca de 50% das escolas em situação de endividamento. Outras escolas ainda não têm recursos, mas também não estão endividadas”, disse a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa.
PDAF
Ela se refere à verba do programa de descentralização administrativa e financeira (PDAF) relativa ao ano passado, que ainda não foi paga pelo GDF. Segundo o governo, a questão é um “problema de caixa”. No último dia 29, o Jornal de Brasília mostrou que os diretores de algumas escolas estão tirando dinheiro do próprio bolso para fazer reparos nos colégios.
Fora isso, o sindicato dos professores diz que a expectativa para o retorno das férias é tranquilo. “Vários professores estão tomando posse. Então, esperamos que, com isso, possamos usufruir da licença-prêmio, que não é concedida à categoria desde 2006”, afirmou a diretora. “Além disso, a secretaria já está com o banco de dados de contratação temporária. Então, não há justificativa para que esse professores não sejam convocados”, diz.
Operação
Com o início do ano letivo, o Batalhão Escolar também entra em ação com a Operação Volta às Aulas. De hoje até 14 de fevereiro, o 1º Batalhão de Policiamento Escolar fará a segunda fase da operação, com o objetivo de recepcionar os alunos na volta às escolas.
A operação também contará com o apoio de outras unidades da PMDF, como o Batalhão de Aviação Operacional, que fará patrulhamento aéreo, e do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito, que disponibilizará integrantes para trabalhar na prevenção de infrações de trânsito e na educação de condutores e pedestres.

Cartão Material Escolar
Quem tem direito ao Cartão Material Escolar, concedido por um programa do GDF, começará a recebê-lo hoje, no mesmo dia em que têm início as aulas.  O Banco de Brasília (BRB) dará início à distribuição dos novos cartões às 10h, no Sesi de Ceilândia.
A partir de agora, os cartões serão pré-pagos e entregues aos beneficiários pelas vans itinerantes do BRB (Conveniências), que ficarão estacionadas em lugares estratégicos, previamente definidos. Os antigos cartões não terão mais validade.
O beneficiário deverá apresentar documento de identificação com foto e o CPF. Em seguida, receberá o cartão, a senha, e a relação das papelarias credenciadas.
Para desbloquear o cartão, é preciso ligar para o  telefone 3029-8440, das 8h às 20h, informar o número do cartão e do CPF.
O crédito, no valor de R$ 226, ficará disponível ao beneficiário até 16 de maio de 2014. Após essa data, o valor expirará.
(Do Jornal de Brasília)