Deficientes visuais que aprenderam a assinar o próprio nome tiram RG

Deficientes visuais que aprenderam a assinar o próprio nome farão sua carteira de identidade nesta quinta-feira, dia 21, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV). O evento é resultado de uma parceria do Centro com o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal. Policiais, engajados ao projeto “Identidade Solidária” disponibilizarão uma unidade móvel para atender aos formandos da turma de Escrita Cursiva deste ano.
O curso de Escrita Cursiva dura cerca de seis meses e tem como objetivo principal ensinar a alunos cegos ou com baixa visão a assinatura do próprio nome. “Se a pessoa deficiente visual não assinar sua própria Carteira de Identidade, recebe o rótulo de não-alfabetizado, ainda que esta não seja sua realidade”, afirma a vice-diretora do CEEDV, Adriana Ribeiro. Segundo Adriana, os alunos têm o direito de ser identificados como alfabetizados.
A idade média dos alunos varia de 18 a cerca de 50 anos. A grande maioria é cega de nascença, porque as pessoas cuja deficiência foi adquirida normalmente são capazes de assinar, precisando raramente deste curso.

Para a Agente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Helena Rita Pereira, 32, poder assinar o próprio documento de identidade é muito importante. “Dá um status maior de cidadania”, afirma.
Alem dos alunos formandos do curso de Escrita Cursiva, outros deficientes visuais e pessoas da comunidade interessados em fazer o documento poderão comparecer ao local portando a certidão de nascimento original. Não é necessário trazer foto, pois a Polícia Civil dispõe de equipamento para a produção de imagens digitais.
SERVIÇO:
O que: Deficientes visuais tiram RG.
Quando: Quinta, 21 de outubro, das 8h às 13h.
Onde: Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), L2 Sul, quadra 612, ao lado do Posto de Saúde nº 07. Fone: 3901 7609 e 3901 7607
Contato: professoras Raquel Monteiro (8431 7044) ou Letícia de Oliveira 8126 3545

Jornalista Mônica Horta Azeredo