Decisões da plenária de Educação Física

Os professores de Educação Física que participaram da plenária realizada pelo Sinpro na última terça-feira, 25, deliberaram pela realização de plenárias regionais nas próximas semanas. O objetivo é aprofundar a discussão a respeito da circular n° 140, que estabelece as diretrizes pedagógicas da disciplina para o ano que vem. Foi decidido ainda que após a conclusão dessas plenárias será realizado um seminário, no máximo até o mês de outubro quando será finalizada uma proposta formal da categoria a ser encaminhada ao GDF para negociação. Vamos também discutir o projeto de lei nº 473/07 que trata da nossa profissão.

O Sinpro solicita que nas plenárias regionais os professores apresentem propostas pedagógicas que foram desenvolvidas com sucesso com a disciplina dentro da grade. “Vamos mostrar na prática que a Educação Física dentro da grade é mais produtiva e eficiente do ponto de vista pedagógico”, afirma José Antônio, diretor do Sinpro que coordenou a reunião.

A circular n° 140 tem como um de seus itens a resolução de retirar as aulas de educação física da grade horária regular, movendo-a para o turno contrário. Para o Sinpro, essa iniciativa é incompatível com a intenção de integrar a educação física com as outras disciplinas. A educação física é uma disciplina tão importante quanto as demais e deve ser mantida na grade, embora talvez a prática desportiva – que é apenas parte do que a disciplina tem a oferecer – possa ser colocada em um horário mais adequado. Além disso, existem preocupações de ordem prática: como seria o transporte para os alunos? As escolas têm condições físicas de receber alunos no turno contrário? São questões que precisam ser esclarecidas antes que a resolução seja posta em prática.

A possibilidade da obrigatoriedade de filiação ao CREF também foi discutida. No entender do Sinpro, a obrigatoriedade da filiação, e, por consequência a obrigatoriedade do pagamento das anuidades, é inapropriada para uma entidade como o conselho. A filiação ao CREF deve ser semelhante à filiação ao sindicato: opcional e voluntária.

Fique de olho no site do Sinpro para saber quando será a plenária em sua região e participe! Nossa força é nossa união.