Cultura africana é tema do Programa Alternativo

A cultura africana será o tema do Programa Alternativo deste sábado (12). Às 12h45 o Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN) mostrará o Projeto Sankofa, trabalho desenvolvido pelos professores em cumprimento à Lei 10.639/2003, que institui o ensino da África e culturas afrobrasileiras no currículo escolar dos centros de ensino públicos e particulares. O programa, apresentado pelo SBT, é transmitido todos os sábados, às 12h45, e mostra, em um de seus blocos, entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem pautas para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.
Segundo a autora e coordenadora do Projeto Sankofa, Elidete Teixeira Silva, um dos objetivos é dar aos alunos um novo enfoque ao continente africano e visibilidade à influência dos negros na sociedade brasileira. “O Sankofa começou em 2005 e cada professor insere o tema em suas matérias. Trabalhamos com palestras sobre cotas, grupos de estudos, pesquisas de percepção de racismo e exposições, porque além de mostrar a riqueza vinda da cultura africana, temos de tirar a ideia de que a África é uma disputa entre brancos e negros ou de ricos contra pobres”, explica a professora Elidete Teixeira.
Este espaço é uma ótima oportunidade da sociedade conhecer projetos e trabalhos realizados por alunos e professores. Professor participe deste espaço enviando pautas e mostrando todo o trabalho desenvolvido em sua escola.