Cubanos libertados pelos Estados Unidos são recebidos por Raúl Castro

Vestido com o seu uniforme de general, o Presidente cubano Raúl Castro abraçou os três homens, que foram condenados a duras penas por espionagem em 2001 antes de serem libertados no quadro de uma recente aproximação entre Havana e Washington. “Estou orgulhoso de vocês, pela resistência que demonstraram, pela coragem e pelo exemplo que representam para todos”, declarou Castro, diante das câmaras de televisão.

A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada na quarta-feira(17), no mesmo dia em que Havana soltou o norte-americano Alan Gross, detido há cinco anos em Cuba por espionagem.

Entenda – Hernández, Labañino e Guerrero fazem parte do grupo conhecido como Los Cinco, detidos em 1998 nos EUA quando o FBI desmantelou a rede de espionagem cubana Avispa (vespa, em espanhol), que operava no sul da Flórida. Todos admitiram que eram agentes do governo cubano “não declarados” nos EUA, mas que seus alvos eram “grupos terroristas de exilados” que conspiravam contra o então presidente Fidel Castro, e não contra o governo americano. O grupo foi julgado e condenado a longas penas de prisão em 2001 e seu caso se transformou em mais um ponto de controvérsia no longo e tenso contencioso entre Havana e Washington.

Considerados “heróis’ e “lutadores antiterroristas” em Cuba, o grupo também era formado por René González e Fernando González, que retornaram a Havana em 2013 e em fevereiro deste ano, respectivamente, depois que cumpriram suas penas.
Com informações do Jornal de Notícias