Cristovam Buarque condena “retrocesso” na proposta do PNE

Durante discussão do projeto que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) nesta quarta-feira (11), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou duramente o substitutivo em votação, classificando-o de “enganação do povo brasileiro” e “retrocesso” em relação ao relatório do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Para o senador brasiliense,  “o PNE devia ter só duas metas: o Brasil vai estar entre os países com a melhor educação do mundo, e o filho do mais pobre brasileiro vai ter acesso a uma escola com a mesma qualidade do filho do mais rico”.
Cristovam propôs o estabelecimento de uma carreira atraente para o magistério, avaliação de desempenho de professores e implantação de escolas de horário integral com equipamentos modernos. Para Cristovam, “a cara do futuro de um país é a cara da sua escola no presente. Olhe os prédios das escolas de hoje”, disse.
Segundo Cristovam, somente o governo federal pode executar a proposta da “revolução na educação de base” pois os custos são muito elevados para as prefeituras. Ele espera que suas propostas ainda possam ser discutidas no âmbito do PNE, mas declarou-se disposto a votar “sem muito entusiasmo” no texto de Alvaro Dias.
(Da Agência Senado)