Por administrador em 23/abr/2014

Coordenador pedagógico: um articulador das ações pedagógicas



Atuando como coordenadora pedagógica há três anos, Maria Elineide Rodrigues da Cruz é direta ao afirmar que cabe à coordenação ser o elo entre professores, alunos e a direção da escola para que o trabalho pedagógico de fato seja alcançado com o objetivo de alcançar a qualidade de ensino para o aluno. “O papel do coordenador pedagógico é fundamental porque direciona os trabalhos no sentido de planejamento das ações pedagógicas. Desta forma os professores têm noção do que fazer em sala de aula, quando e como fazer, fato que coloca o coordenador como se fosse um articulador das ações pedagógicas”, ressalta Maria Elineide, complementando que o segmento proporciona momentos de estudo, troca de ideias e de trabalhos que são feitos dentro da escola. “Nosso trabalho também ajuda para que estas ações pedagógicas de qualidade de fato aconteçam”.

Visto a importância da coordenação na educação, Elineide afirma que todos(as) os(as) professores(as) deveriam passar por esta função para ter uma visão maior sobre o que é educação como um todo. “Às vezes o professor que está na sala de aula acha que educação é somente aquilo. É muito mais amplo. É ser um elo entre a escola e a Secretaria de Educação, a família dos alunos, é fazer com que os pais participem das atividades da escola, incentivar os alunos a terem opinião, despertando o senso crítico e a autonomia em todos eles”, analisa.

Uma das maiores dificuldades, segundo a coordenadora da Funap, é colocar na cabeça do(a) professor(a) a importância da coordenação. “Para que a educação tenha qualidade é preciso seduzir o professor para descobrir novas fórmulas. É aí que a coordenação tem um importante papel”.

 

Maria Elineide Rodrigues da Cruz

Sistema prisional

Há 3 anos como coordenadora pedagógica

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