Congresso da CNTE deve reunir 2.500 pessoas

De 16 a 19 de janeiro de 2014 será promovido o 32º Congresso Nacional da CNTE, em Brasília-DF. A CNTE espera reunir 2.500 pessoas no debate do tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão Social. A inscrição de delegados e suplentes está aberta no site e termina em 3/12. As Entidades que realizarem congressos, plenárias ou assembleias para eleição de delegados após essa data, devem solicitar à Comissão Organizadora do Congresso a prorrogação das inscrições com 30 dias de antecedência. O prazo para as inscrições em atraso, devidamente comunicadas à CNTE, termina no dia 13/12.

A proposta é manter o sistema de “Resoluções” ao invés de “Tese Guia”, garantindo um sistema mais democrático que possibilita mais de uma oportunidade para debater as questões centrais. Só serão aceitas resoluções coletivas e que possuam, no mínimo, 2% de assinaturas do total dos participantes do Congresso (por volta de 41), devendo os signatários serem sindicalizados às entidades de base da CNTE. Cada pessoa só poderá assinar um conjunto de resoluções (por força política).As proposições ao Congresso deverão ser entregues até o dia 20 de novembro de 2013, na sede da CNTE, de forma impressa e acompanhada do respectivo CD, ou via e-mail (valendo a data de recebimento que fica registrada no servidor de e-mail da CNTE).
São 8 temas oito no total e as resoluções devem tratar de cada tema individualmente e ser acompanhadas, preferencialmente, de uma introdução. As resoluções devem observar os seguintes critérios de tamanho, de acordo com o tema: Conjuntura internacional, 1 lauda; Conjuntura nacional, 2 laudas; Política educacional, 4 laudas; Política sindical, 2 laudas; Balanço político, 2 laudas; Estatuto, 1 lauda; Políticas permanentes, 3 laudas; e Plano de lutas e estrutura, 2 laudas. As especificações da lauda serão as da ABNT, que compreendem margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, em fonte Times New Roman tamanho 10, o que dará em média 3.500 caracteres sem espaço, podendo ser até mais.
No dia 16 será realizado o seminário internacional, promovido pela CNTE com as entidades convidadas para o Congresso. A programação prevê ainda uma conferência sobre conjuntura, painéis sobre política sindical e educacional, plenárias deliberativas e eleições para Direção Executiva e Conselho Fiscal. O evento será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES – Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conj. 63, Lt. 50).