Por administrador em 28/nov/2013

Conferência busca consolidar política para saúde do trabalhador



A CUT Brasília promove no próximo dia 3 de dezembro a 1ª Conferência Distrital de Saúde do Trabalhador. O encontro reunirá dirigentes dos sindicatos, federações e confederações filiados durante o dia todo no auditório Adelino Cassis, da CUT Brasília, no Conic (SDS).

“Vamos discutir como fortalecer a atuação do sindicatos em favor da saúde do trabalhador. Entendemos que se trata de uma questão prioritária para o movimento sindical, pois o adoecimento e os acidentes de trabalho são frutos das condições e relações de trabalho, do aumento abusivo de metas e de produtividade promovido pelos patrões. Não podemos discutir saúde do trabalhador e prevenção sem levar em conta a relação do Capital x Trabalho e o sistema de produção, que envolve tecnologia, jornada de trabalho, remuneração, organização do trabalho etc.”, explica o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT Brasília, Mauro Mendes.

Para contribuir nos debates, haverá de manhã uma palestra sobre assédio moral e adoecimento psíquico e físico dos trabalhadores que será ministrada pela professora Ana Magnólia, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (Gepsat).

À tarde, os participantes discutirão em grupos e sistematizarão as contribuições coletivas em torno de quatro eixos:

·         Saúde do Trabalhador e Seguridade Social,

·         O papel da OLTs (Organizações por Local de Trabalho) na Saúde do Trabalhador e a Organização dos Ramos e Macrossetores da CUT,

·         Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente,

·          Saúde do Trabalhador, Desenvolvimento Socioeconômico e Tecnológico.

A Conferência Distrital é preparativa para Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. Por isso, elegerá nove delegados das entidades de Brasília e municípios goianos do Entorno do DF (Ride) que levarão as propostas tiradas no dia 3 para o encontro nacional.

Serão delegados natos os secretários de Saúde do Trabalhador da CUT Brasília e dos ramos e mais dois representantes escolhidos pela direção distrital, observando obrigatoriamente o critério de paridade de gênero.

As inscrições para a Conferência Distrital devem ser feitas até sexta-feira, dia 29. Informações pelo fone (61) 3281-9373 (com Gaia) ou pelo e-mail: cutdf@cutdf.org.br .

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café da manhã

9h – Abertura  – Mauro Mendes – Secretário de Saúde do Trabalhador

Eduardo Guterra – Secretário Adjunto Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT          Rodrigo Britto – Presidente

10h – Debate sobre Assédio Moral

Palestrante:  Dra. Ana Magnólia – Professora do departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB.

12h – Almoço

13h – Apresentação dos objetivos e eixos da Conferência

14h – Debate em Grupo de Trabalho

15h30 – Coffee Break

15h45 – Apresentação dos Grupos de Trabalho e aprovação

16h30 – Eleição dos delegados à 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

17h – Encerramento

 

Local: Auditório Adelino Cassis na CUT Brasília

Data: 3 de dezembro

Imprimir