Confederação realiza o 9º Encontro Nacional de Aposentados

 
Teve início na manhã da terça-feira, 13, em Vitória, no Espírito Santo, o 9º Encontro Nacional de Aposentados da CNTE. Realizado no Hotel Sheraton Vitória, o encontro conta com 130 participantes de todos os estados brasileiros. Após uma apresentação do Coral das Águas, entidade de fomento cultural do Espírito Santo, instalou-se a mesa de abertura do congresso, com os seguintes integrantes: Juscelino Cunha, Secretário de Aposentados da CNTE; Neuza Cade, Secretária de Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Espírito Santo (Sindiupes); Heloiza Vaillant; Diretora Executiva do Sindiupes; José Carlos Nunes, Presidente da CUT Espírito Santo; e Marta Vanelli, Secretária Geral da CNTE.
Em suas saudações, os presentes destacaram a importância da organização dos aposentados na luta pela preservação de direitos e pela reconquista de tantos direitos já retirados após sucessivas reformas previdenciárias, cujos principais objetivos são dificultar a aposentadoria para quem está na ativa e impor perdas e sacrifícios aos já aposentados.
O Secretário de Aposentados da CNTE, Juscelino Cunha, fez em sua fala um breve resumo dos sistemáticos ataques sofridos por aposentados e por trabalhadores que querem obter o direito à aposentadoria. As representantes do Sindiupes deram as boas vindas aos participantes e destacaram a importância do encontro e da organização do segmento. Já o presidente da CUT/ES destacou a importância de que o Sindiupes retorne ao quadro de filiados à CUT, lembrando que a Central no Estado tem desenvolvido várias lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
A Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli, destacou toda a programação do encontro, lembrando ainda as lutas pelo financiamento da educação, tal qual aprovado no Plano Nacional de Educação, contra o PL 4330 e destacando o importante papel da CNTE na mobilização do magistério nacional na luta por dias melhores. Marta ainda convocou os presentes a ajudarem na mobilização para a paralisação nacional no dia 30 de agosto.
A abertura do 9º Encontro mostrou disposição da CNTE, da CUT e do Sindiupes em desenvolverem políticas de organização dos aposentados e em lutar por leis que amparem os trabalhadores na hora de sua aposentadoria.