Concurso vai premiar alunos de escolas públicas na América Latina

Respostas para o Amanhã é o primeiro concurso regional de cidadania para estudantes de escolas públicas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. O programa da Samsung tem objetivo de estimular o envolvimento de jovens em soluções práticas aos problemas do cotidiano, a partir do desafio: “Como a matemática e a ciência podem melhorar a sua comunidade?”
O concurso tem duração de oito meses, com início em maio e término em dezembro, e premiará os projetos vencedores de cada país com a implantação de estrutura de sala interativa, nas respectivas escolas.
Podem participar estudantes de ensinos fundamental e médio, entre 11 e 17 anos, organizados em grupos e sob a tutela de um professor. Os jovens podem apresentar propostas com aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, que implementem mudanças positivas na sociedade em diversas esferas, como a educacional, a social, econômica ou ambiental.
Etapas do concurso regional
O concurso é composto por três fases. A primeira consiste no envio dos projetos escritos no site oficial. Depois, os 20 melhores trabalhos por país serão selecionados por uma comissão julgadora, constituída por especialistas de educação, incluindo representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca).
Os grupos selecionados serão contemplados com um kit de edição (composto por notebook, câmera e software de edição) para produzirem um vídeo de seus projetos. Após o envio dos vídeos, as cinco melhores produções de cada país serão disponibilizadas no site para votação pública e da comissão julgadora até novembro. Em dezembro, o programa deve anunciar os projetos vencedores de cada país.
A iniciativa Respostas para o Amanhã começou nos Estados Unidos em 2010. Na última edição, mais de 1,6 mil escolas participaram do concurso. As inscrições deste ano devem ser abertas em maio. Informações no site.
(Do Correio Braziliense)