CONAPE define novas lutas em defesa da educação pública

Professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes, comunidade escolar, movimentos sociais e sindicatos participaram da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), etapa Distrito Federal, realizado nesta sexta-feira (13), na EAPE. O evento foi realizado pelo Fórum Distrital de Educação (FDE) e debateu a construção de uma educação pública, gratuita, democrática, emancipadora, laica e socialmente referenciada, a partir da defesa do Plano Nacional de Educação, do Plano Distrital de Educação e da retomada democrática em nosso país.
Para o diretor do Sinpro Júlio Barros, representante do sindicato no FDE, o evento foi um espaço para o debate e para a construção de uma ação conjunta contra o amplo retrocesso na educação brasileira, promovido pelo atual governo federal. “A CONAPE distrital está coroada de êxitos, com a participação de mais de 500 delegados. Transformamos a CONAPE em Conferência Nacional Popular de Educação Lula Livre e avançamos em pontos importantes e que vão ajudar no combate a qualquer tipo de retrocesso imposto por este governo ilegítimo”, ressalta Júlio.
Durante o evento os(as) participantes desfizeram a plenária e ocuparam a pista que dá acesso ao Parque da Cidade, momento que manifestaram todo apoio ao ex-presidente Lula. Ao final da CONAPE os professores elegeram uma expressiva delegação, que participará da Conferência em Belo Horizonte, em maio.
 


Fotos: Deva Garcia