Comitê distrital do FNDC entrega carta-compromisso a candidatos ao governo

Para garantir que a comunicação seja de fato um direito, o comitê distrital do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entregará aos candidatos e às candidatas do DF ao governo local, Senado, Câmaras Federal e Legislativa, carta-compromisso alertando sobre as ações essenciais e urgentes para se garantir uma comunicação democrática. A atividade será realizada nesta quinta-feira  (27), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF).
Intitulado como “Carta-compromisso por políticas democráticas de comunicação no DF”, o documento inclui temas que são reivindicados desde 2014 pelo comitê distrital do FNDC. São eles: a recriação da Secretaria de Comunicação; a criação do Conselho de Comunicação; a garantia de um sistema público de comunicação; a oferta de educação para mídia nas escolas da rede pública; a universalização do acesso e apropriação de tecnologias digitais, entre outros pontos.
“Sem a livre circulação de ideias, informações e da produção cultural, a consolidação de uma sociedade democrática fica inviabilizada. E este é o cenário imposto ao povo do DF e do Brasil, que é pautado por um sistema de comunicação cristalizado como privado, sem representatividade, alheio ao interesse público e fechado ao exercício da liberdade de expressão”, afirma o presidente-interino da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.
A carta-compromisso tem como objetivo “fomentar a reflexão das candidaturas sobre este tema – muitas vezes negligenciado no processo eleitoral – e incentivar o compromisso de nossos futuros representantes com propostas concretas para garantir o direito à comunicação e a liberdade de expressão da população do Distrito Federal”.
“Diante da importância e da urgência do tema, convocamos todas as nossas entidades filiadas a participarem da atividade. Temos que lembrar que o golpe e todas as suas consequências vividas hoje, como o aumento do desemprego e o desmonte da educação, foram patrocinadas pela mídia. E só mudando o sistema de comunicação conseguiremos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, explica o secretário de Comunicação da CUT Brasília, Marcos Junio.
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação reúne mais de 70 organizações nacionais e de 400 estaduais e há 27 anos atua em defesa de uma comunicação plural e diversa no Brasil.
Serviço

Entrega da Carta-compromisso por políticas democráticas de comunicação no DF aos candidatos ao GDF e ao Legislativo federal e local.
DATA: 27 de setembro, quinta-feira
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Sindicato dos Jornalistas do DF – SIG Quadra 2, Lotes 420/430/440
Confirme sua presença no evento publicado no Facebook
LEIA TAMBÉM
FNDC entrega carta-compromisso a candidatos às eleições de 2018
Fonte: CUT Brasília