Comissão de negociação se reúne com GDF para discutir plano de saúde

A comissão de negociação do Sinpro-DF se reuniu, na dessa quarta-feira (25), com o Governo do Distrito Federal (GDF) para discutir a pauta única sobre o plano de saúde. Pleito histórico presente em todas as Pautas de Reivindicação, o plano de saúde até hoje não foi concedido à categoria.
Embora essa reunião tenha sido convocada pelo GDF, o governo não apresentou nenhuma proposta à categoria. Registrou o encontro como uma retomada da discussão do plano de saúde. Apresentou três possibilidades que vão desde um plano com uma parte de participação do governo e outra parte de participação do servidor até uma modalidade que não tem a participação do governo e, sim, somente a do servidor, com um custo inferior ao que o mercado pratica.
A comissão de negociação do Sinpro-DF cobrou um cronograma mais avançado e observou que esse estágio da negociação, apresentado nessa quarta, é extemporâneo e tardio. Além de a reivindicação ser antiga, já havia, desde o ano passado, o compromisso do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de atendê-la ainda em 2015.
Após cobrança da comissão de negociação, os representantes do GDF informaram que a negociação com o plano dos servidores públicos federais – a GEAP Autogestão em Saúde – se tornou difícil porque o governo ilegítimo Michel Temer promoveu uma intervenção nela e toda a diretoria anterior, com a qual o GDF estavam negociando, foi destituída. Outro motivo apontado pela equipe do governo é que havia problemas para que a GEAP absorvesse a quantidade de servidores do DF e prestasse atendimento razoável.
Fabrício Caruso, representante da Subsecretaria de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Casa Civil, e o representante do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas) – uma autarquia do GDF ligada à Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad) – disseram que, diante dessa situação, decidiram retomar a discussão com alternativas novas e pediram à comissão relatar, novamente, quais são as demandas da categoria relativamente à saúde e prometeram uma nova reunião com apresentação de alguma proposta para ser analisada.
Na ocasião, a comissão de negociação cobrou a retomada das rodadas de negociação da Mesa Permanente de Negociação, abandonada há meses pelo GDF, e exigiu a presença do secretário de Estado de Educação (SEEDF), Júlio Gregório, nesses encontros por entender que, sem ele, as negociações não avançam e a categoria fica prejudicada.
Ponderou sobre a falta de diálogo com o governador e cobrou uma reunião com ele. Observou ainda que, assim como o Sinpro-DF encaminhou ao secretário de Educação várias solicitações de reunião, o fez também com governador para discutir pautas diversas, como, por exemplo, o Programa Escola sem Partido. Todavia, até hoje, a Casa Civil não respondeu a nenhuma dessas solicitações.