Comissão de negociação do Sinpro se reúne com a SEE

A comissão de negociação do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) se reuniu com representantes do Governo do DF, durante a manhã de quinta-feira, 20, para, conforme acordo que pôs fim ao último movimento grevista, receber da Secretaria de Planejamento os dados referentes ao crescimento da receita tributária do Distrito Federal. Os dados foram passados para a assessoria econômica da subseção do DIEESE do Sinpro, para que seja feita a avaliação técnica pormenorizada dos dados apresentados.

Gripe A – Durante a reunião ainda foram cobradas outras questões. Em decorrência da gripe H1N1, a Comissão solicitou a prorrogação do afastamento das professoras grávidas e a SEE disse aguardar uma orientação da Secretaria de Saúde.

Contrato temporário – Outro ponto foi o esclarecimento sobre a retificação do contrato temporário. A Secretaria informou que as mudanças não vão alterar a remuneração, porém o departamento jurídico do Sinpro-DF avalia se cabe alguma medida.

Outros pontos levantados foram:

– providências relativas ao pagamento das pendências financeiras junto à categoria
– a publicação do decreto que abona as faltas de 2007, 2008 e 2009, relativas à greve/paralisação
– o usufruto da licença prêmio.

O Sindicato informa que o direito a incorporação das gratificações previstas no plano de carreira já estão acontecendo. Em relação às gratificações, a Comissão orienta que caso o professor não tenha solicitado que o faça.

A Comissão também cobrou a publicação da portaria que regulamenta as oficinas pedagógicas e a SEE se comprometeu que será publicado na próxima semana. As professoras(es) que solicitaram a redução de 20% de sua jornada, conforme previsto no plano de carreira, e que não estão usufruindo, devem fazer contato com o Sinpro-DF. Uma nova reunião com o GDF está previst a para segunda-feira, 24, quando serão discutidos, entre os temas, o calendário de 2010 e a semana de prorrogação do recesso de julho.