Comissão aprova cursos para profissionais da educação básica nos Ifets

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 2142/11, do Senado, que inclui entre os objetivos dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) a promoção de cursos de formação para profissionais da educação básica – professore e funcionários. O projeto altera a Lei 11.892/08, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pela proposta, os Ifets deverão promover tanto cursos de formação de nível médio quanto de licenciatura e cursos superiores de tecnologia em processos escolares, para os profissionais da educação básica.
O parecer do relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), foi favorável. Para ele, a formação técnica é indispensável para a valorização dos funcionários das escolas e para a qualificação dos processos escolares. “Esse será um dos papéis mais importantes dos institutos federais”, afirmou.
Tramitação – A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações do site da Câmara