Começam obras do Centro de Referência Ambiental

Hoje é um dia histórico: foi dado o pontapé inicial para a construção  do
Centro de Referência Ambiental, um espaço multiuso para receber alunas(os)  e professoras (es) das escolas públicas na Chácara do Professor. Nesta sexta, dia 29, um grupo de diretores do Sinpro esteve no local para conferir o início das obras.
O novo espaço será formado por um auditório, biblioteca, refeitório e cozinha. Do lado de fora uma oca e um viveiro completarão o projeto original, idealizado tendo como referência a recuperação e preservação do cerrado e buscando a sustentabilidade ambiental.
A construção de um sanitário seco e da sede da administração da Chácara já começa a ganhar forma. O bioarquiteto responsável pelo projeto, Sergio Pamplona, explicou que o centro de referência terá cerca de mil metros quadrados de área construída. Boa parte da estrutura aproveita a madeira dos eucaliptos que existiam no local e que estão sendo substituídos por plantas nativas do cerrado.
O arquiteto  também explicou que será utilizada a técnica  de taipa de pilão para erguer a estrutura, o que lembra os adobes antigos, uma espécie de tijolo artesanal. No local também será feita a captação da água da chuva e o tratamento de esgoto. Na cozinha serão construídos fogões solares e um amplo viveiro de mudas. A parte externa da cobertura do novo espaço de convivência será verde, de gramado vivo, o que ajuda a regular a temperatura de maneira natural.
A previsão é que as obras sejam concluídas em abril de 2013. O diretor Carlos Cirane, coordenador da secretaria  de Administração do Sindicato, fez questão de ressaltar o empenho da diretoria na conclusão desse projeto. “Claro que vamos trabalhar muito para realizar esse sonho que é um projeto de futuro. Teremos alguns transtornos, mas contamos com a compreensão de todos e todas durante esse período”.
A professora aposentada Alda Ilza de Lima é uma das idealizadoras da proposta de tornar a chácara ambientalmente correta.  “É um projeto maravilhoso que estamos executando para as futuras gerações, um sonho que vamos realizar com muito carinho e dentro de todas as melhores ideias de sustentabilidade. É um motivo de orgulho e uma data que ficará marcada na história do Sinpro”.
A partir dessa visita, que marcou o inicio das obras do centro de convivência, a diretoria do Sinpro fará um acompanhamento das obras a cada dois meses. Esclarecemos que nesse período as visitas à chacara ficarão limitadas. Contamos com a compreensão de todas (os) as (os) filiadas (os) para garantirmos conforto e uma melhor estrutura no futuro.