Com Alice, alunos têm aula de trânsito no País das Maravilhas

Do alto, Alice desce por um tecido. Mas, no País das Maravilhas da Grande São Paulo, logo é envolta numa imensa confusão no trânsito. Triste, pede ajuda a amigos e crianças de 5 a 11 anos de escolas públicas da região. A apresentação teatral abre uma aula de trânsito para os pequenos. Na tarde de ontem, 40 alunos da escola municipal Abrão Salomão Domingues, em Suzano, deixaram a sala de aula a 55 km dali para ir à minipista de 200 metros na rodovia Imigrantes.
Mesmo sob a ameaça de ter a cabeça cortada pela vilã Rainha de Copas, Alice ensina a garotada sobre placas, conversões e preferências para evitar acidentes e melhorar a circulação. Para a professora Fabiana Araújo dos Santos, o projeto é um complemento do ensino escolar. “É fundamental para aumentar a segurança deles [alunos] nas ruas e para que eles também aprendam a respeitar o espaço do próximo.”
Diego, 7, aluno 2º ano do ensino fundamental, 7, lembra de um acidente causado pela falta de atenção no trânsito. “Um motociclista entrou sem olhar para os lados. O carro do meu pai bateu na moto e jogou o homem longe. Ele ficou com a perna toda ralada, mas assumiu o erro.”
Para reforçar o pacto com Alice, todas as crianças recebem um bloco para “multar” parentes e quem quer que cometa infrações no trânsito. As “punições”: balas para as infrações leves, chicletes para as médias e chocolates para as mais graves. Evellyn, 9, diz que não vai permitir novas barbeiragens. “Da próxima vez que alguém passar no sinal vermelho, aviso os meus pais e ainda aplico uma multa.”
Criada pela Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, a pista foi inaugurada em setembro de 2011, mas ficou parada três meses para reformas.
Escolas que quiserem participar do projeto devem contatar a concessionária pelo emai lleandro.almeida@ecovias.com.br. A Ecovias busca, de ônibus, os estudantes na escola. No fim, tem pipoca, algodão doce e suco para repor as energias.
Com informações da Folha de S. Paulo