Coletivo indígena da CNTE é instituído oficialmente

A reunião dos educadores indígenas da CNTE foi encerrada hoje (22), em Brasília, com uma conquista para esses profissionais, a instituição oficial do Coletivo Indígena da Confederação.
De acordo com a Secretária Executiva da CNTE, Claudir Magalhães, a criação do coletivo havia sido uma das sugestões dos profissionais da educação, no 1º Encontro Nacional de Educadores Indígenas, que aconteceu em São Paulo, 2015.
“O objetivo do coletivo é se reunir periodicamente para organizar e unificar a luta dos trabalhadores indígenas em todo o país, além de conhecer suas dificuldades e perspectivas, ressaltou Claudir.
Os participantes se reuniram, hoje último dia do evento, para discutir e propor sugestões para a melhoria da educação escolar indígena.
Entre as sugestões estão, possuir representações indígenas dentro dos coletivos dos sindicatos, realizar encontros municipais, estaduais e nacional, para envolver profissionais e lideranças indígenas visando levá-los a compreender o movimento sindical e realizar campanhas de filiação.
Para a Secretária Executiva da CNTE, Lirani Maria Franco, o balanço do evento foi muito positivo. “Houve um interesse e participação efetiva dos educadores, que só reforça a decisão da CNTE de se apropriar mais das questões indígenas”, afirmou.