Coletivo de funcionários encontra-se reunido em Curitiba

Desde ontem (27/08), o coletivo de funcionários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação encontra-se reunido em Curitiba-PR, conforme deliberado pela executiva da entidade. Os trinta e um (31) representantes, de dezessete (17) sindicatos afiliados à CNTE, irão debater a valorização profissional de todos os funcionários da educação que, como defendido pela CNTE, são essencialmente e efetivamente educadores, independente da área de atuação profissional nas escolas.
Para Zezinho Prado, secretário responsável pelo coletivo, esse encontro acontece num momento muito importante para toda a categoria e também para a sociedade brasileira: “Nossa luta não é apenas pelo nosso reconhecimento como educadores, não é apenas pela valorização profissional, mas é também em defesa da democracia porque ela é fundamental para impedir os retrocessos que os governos golpistas tentam nos impor”, afirmou.
O Presidente da CNTE, Heleno Araújo, fez a análise de conjuntura, desde um resgate de como a questão dos funcionários foi sendo incorporada às pautas da Confederação até o momento social e político que passa o país, numa realidade de ano eleitoral atípico que nos desafia a manter a resistência e fazer a defesa intransigente da democracia para garantir a soberania nacional. “Aqui somos todos e todas lideranças em nossos sindicatos e junto à base. Hoje, mais do que em outros momentos, temos que pautar o que estamos construindo nos últimos anos e nos apropriar do tema enquanto categoria e entidades. Temos sistematizado conhecimento, publicado materiais riquíssimos frutos das nossas formulações, mas agora é imprescindível que isso seja consolidado em forma de políticas públicas. Esse é o grande desafio que está posto”, finalizou.
A professora Fátima Silva, Secretária Geral da CNTE e Vice Presidenta da Internacional da Educação para América Latina, reafirmou o compromisso que essas entidades têm com as políticas encampadas em seus planos de luta. “Diferente da maioria das organizações representadas pela Internacional da Educação, a CNTE considera que os funcionários da educação são educadores. É uma visão nossa, uma bandeira que defendemos e que tem sensibilizado outras organizações, a ter um olhar mais atento às políticas para funcionários”, avaliou. Ela conclamou o coletivo a se comprometer ainda mais com o aprofundamento do tema em todas as instâncias.
Valdivino de Moraes, secretário executivo da CNTE, fez uma exposição sobre os resultados do Seminário Internacional de Funcionários de Escolas da IE, e avaliou a representatividade da CNTE. Também falou sobre a importância deste coletivo: “Aqui conseguimos encontrar as diferentes bases conceituais que norteiam a valorização dos funcionários, reafirmamos a construção da valorização e respondemos ao desafio de preparar o ambiente educativo e educar com nossas ações”, disse.
Hoje o programa do Encontro está voltado para a análise do cenário político e desafios nos estados, com a participação dos seguintes sindicatos afiliados à CNTE: AFUSE/SP, APP/PR, ASPROLF/BA, CPERS/RS, FETEMS/MS, SINDIUPES/ES, SINPROESEMMA/MA, SEPE/RJ, SINPROJA/PE, SINTAB/PB, SINTEAC/AC, SENTE/PI, SINTE/RN, SINTEGO/GO, SINTEP/MT, SINTEPE/PE e SINTERO/RO.
O próximo coletivo a se reunir em Curitiba-PA é o de bate ao Racismo, nos dias 29 e 30/08 e também incluiu na agenda visita dos participantes à Vigília Lula Livre.