CNTE participa de seminário sobre reformulação do Ensino Médio

Nesta terça-feira (7/7), a CNTE participa de seminário na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a reformulação do Ensino Médio. A secretária executiva da confederação, Lirani Maria Franco, fala na mesa sobre instrumentos de avaliação do ensino médio, marcada para 14h.  A posição da CNTE é contra qualquer forma de avaliação que seja para estabelecer ranking entre escolas e meritocrática, afetando carreiras e salários de forma desigual.
Segundo Lirani, os educadores exigem processos de avaliação que tenham o princípio de acompanhar e intervir em busca da qualidade socialmente referenciada da educação, de forma que o Ensino Médio cumpra com sua função social: “Já estamos enfrentando a meritocracia com o PNE e o documento Pátria Educadora, que defendem processos de avaliação em grande escala, criando ranking entre as escolas. Defendemos uma base comum curricular para todo o Ensino Médio no Brasil, então é preciso, sim, ter uma forma de avaliação, mas por um acompanhamento processual, diagnóstico, com o princípio de intervir para garantir que o ensino medio prepare para o mundo de trabalho, para a graduação e a pós-graduação, formando cidadãos, pessoas com capacidade de intervir e fazer valer sua cidadania”.
Ela reconhece que não será uma tarefa fácil: “Qualquer processo de avaliação externa tem que mostrar o que é real, nós sabemos que o ensino medio é um grande desafio”.