CNTE participa de evento em Nova Iorque

Acontece quarta (16) e quinta-feira (17), em Nova Iorque, a Cúpula Internacional da Educação. O Brasil é um dos países presentes e a CNTE participa do evento como convidada. Durante o evento será lançado um relatório que alerta a necessidade de melhorar o status do professor, recrutar pessoas mais qualificadas, treiná-las e, sobretudo, pagá-las melhor. O estudo aponta, ainda, que três países podem ser considerados modelo para a educação pública: Cingapura, Finlândia e Coreia. As experiências mostram que mais importante que o salário, é fazer com que o professor seja respeitado, segundo o relatório.
A cúpula reúne ministros da educação, líderes sindicais nacionais e professores. Países com alto desempenho educacional são o foco do evento que também busca a melhoria dos sistemas educacionais, com base nos resultados mais recentes do PISA 2009. Além dos Estados Unidos e Brasil, os países convidados e regiões são: Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, República Popular da China, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Islândia, Indonésia, Irlanda, Japão, República da Coreia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Cingapura, Eslovênia, Suíça e Reino Unido.
O evento é promovido pelo Departamento de Educação dos EUA junto com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de Educação Internacional (EI) e organizações norte-americanas – National Education Association (NEA), da Federação Americana de Professores (AFT), chefe do Conselho de Escola Estadual Diretores (CCSSO), Asia Society, e WNET.
Com informações do site da CNTE