CNTE convida educadores a participar da próxima edição da Revista Retratos da Escola

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convida autores para participar da próxima edição da Revista Retratos da Escola. Pesquisadores da área da educação podem colaborar com artigos, relatos de experiência ou resenhas para o Dossiê “Processos de Privatização na Educação Básica”, a ser publicado no volume 11, número 21, de julho/dezembro de 2017. A chamada para o dossiê estará aberta até 30 de setembro.
O tema proposto levanta a questão dos processos de privatização na educação, que têm avançado nos últimos tempos e sob várias formas, como privatização por terceirização de gestão, terceirização por deslocamento de recursos públicos, privatização por introdução no interior da escola de lógicas de gestão privadas e sistemas de ensino pré-fabricados, entre outras.
A privatização, segundo a CNTE, é a destinação final das políticas dos reformadores empresariais e surge da crença de que a melhoria da qualidade educacional se dá pela concorrência em mercado aberto. No entanto, para entender o desenvolvimento da privatização, é necessário compreender como a lógica da responsabilização e da meritocracia produz as razões da privatização da educação básica.
As submissões devem ser realizadas aqui pelo sistema da revista.