CNE debate mobilizações para derrubar Michel Temer

A reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) debateu, em Curitiba (PR), as mobilizações da classe trabalhadora para derrubar o governo de Michel Temer. O evento começou na tarde desta quinta-feira (11), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), e segue até o fim desta sexta-feira (12), quando será discutida a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que trata do financiamento da educação básica.
O CNE começou com as boas-vindas dos anfitriões da direção da APP/Sindicato, que agradeceram a presença dos companheiros e das companheiras de todo o país que foram a Curitiba para a Jornada em Defesa da Democracia.
“A presença de vocês em nossa casa é muito importante para reforçar a luta de resistência que fazemos contra as medidas de um governo neoliberal que temos e para fortalecer a mobilização nacional”, declarou o presidente da APP, Hermes Leão.
Na sequência, a secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva, disse que a realização da reunião do Conselho no Paraná foi uma decisão acertada da direção por causa da mobilização ocorrida em Curitiba em favor da democracia, uma das bandeiras de luta da Confederação. “Nossa participação nas atividades de quarta-feira foi muito importante para nosso enfrentamento ao governo golpista de Temer”, afirmou.
Em seguida, Fátima fez parte da mesa de debate com a participação do presidente da CNTE, Heleno Araújo Filho, do presidente interino da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, da secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jandyra Uehara, e da senadora Fátima Bezerra (PT/RN). Todos realizaram uma análise da conjuntura nacional com foco nas reformas impostas pelo atual governo.
Até o fim desta sexta-feira, os conselheiros e as conselheiras do CNE vão deliberar o novo eixo de mobilizações para os próximos meses em todo o país.