CLDF debate a obrigatoriedade do professor de ed. física na rede pública

30rose cldf intUma audiência pública realizada durante a tarde desta sexta-feira (27), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, debateu a obrigatoriedade do professor de educação física no sistema público de ensino. Além dos deputados Israel Batista e Reginaldo Veras, participaram da mesa a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa, o subsecretário de Educação Básica (SUBEB), Gilmar de Souza Ribeiro, além de um representante do Conselho Regional de Educação Física.

Durante sua fala, a diretora Rosilene Corrêa enfatizou que debater o tema é lutar por uma educação pública de qualidade. “É pauta histórica da categoria ter professores de educação física e artes em todas as séries da educação básica e infantil, exatamente porque corpo e mente não podem ser trabalhados em etapas diferentes”, ressaltou Rosilene, enfatizando que a falta de infraestrutura é outra preocupação. “Sabemos que para um bom resultado nestas áreas é necessário mais investimento na educação e infraestrutura nas escolas, já que a maioria delas não possui quadras cobertas”.

Ciente da carência destes professores na rede, Gilmar de Souza disse que encaminhou à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) pedido para nomeação de mais aprovados em concursos públicos. Aproximadamente 55 convocados seriam de educação física.

O Sindicato dos Professores entende que, sendo autorizadas, as 55 nomeações não suprirão as carências que temos na rede pública de ensino, muito menos para que se atinja 100% das escolas com o projeto Educação em Movimento.

Ao final da audiência pública o deputado Israel disse que a Câmara Legislativa vai protocolar pedido para abertura de novo concurso público.