Por administrador em 08/nov/2011

Sobradinho comemora os 91 anos do mestre Teodoro



Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, será palco de uma grande festa em comemoração aos 91 anos do seu criador, o mestre Teodoro Freire, conhecido como “Seu Teodoro do Bumba-meu-boi”. A celebração, ao ritmo de muita cultura popular, será das 10h às 21h e terá a participação de artistas do Distrito Federal e do Maranhão, que prometem celebrar a vida do responsável por levar adiante a tradição do boi-bumbá e do tambor-de-crioula na capital federal.

Já confirmaram a presença a Cia. Barrica com o espetáculo “A Natalina da Paixão” e Bicho da Terra, além do Boi da Fé em Deus. O Tambor-de-Crioula de mestre Teodoro, uma de suas paixões, será batizado nesse mesmo dia, apresentando indumentárias novas de Coureiras e Coureiros. O grupo, criado por ele há 48 anos, prestará uma grande homenagem ao anfitrião mestre Teodoro, Cidadão Honorário de Brasília – DF. Vale a pena conferir.

Sobre ele – Mestre Teodoro Freire veio para Brasília em 1962, para trabalhar na UnB e no ano seguinte deu início aos seus projetos Culturais: o Bumba-meu-boi e Tambor-de-crioula-, entre outras festas religiosas, buscando preservar a cultura maranhense. O reconhecimento do Estado pela contribuição dele à cultura brasileira foi oficializado em novembro de 2006, quando recebeu das mãos do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Ordem do Mérito Cultural. O sinpro parabeniza esse grande artista popular da c idade e da cultura brasileira.

O Centro de Tradições Populares fica na Quadra 15 Área Especial nº 2, em Sobradinho. A entrada é franca. Clique aqui para ver a programação.

Imprimir