Censura não intimidará os(as) professores(as) do Distrito Federal

Os professores e professoras do ensino público do Distrito Federal estão há mais de 120 dias sem reajuste do auxílio alimentação, benefício previsto pela Lei Complementa nº 840/2011. Além de desrespeitar um direito do trabalhador e consequentemente penalizar a categoria e demais servidores públicos do GDF com o não reajuste do auxílio, os professores(as) têm passado por censura da grande mídia, que tenta impedir que nossas reivindicações sejam veiculadas nos meios de comunicação da cidade.

Recentemente o Sinpro fez uma consulta ao DIEESE sobre os impactos negativos identificados até o momento pela falta do reajuste. Para intensificar a cobrança, o Sindicato deu início a campanhas publicitárias nas ruas cobrando o cumprimento da lei. No entanto os professores e orientadores não verão esta cobrança em outdoors ou front light devido a censura imposta pelas empresas que fazem este tipo de serviço na cidade. Ao verem que o material cobrava do governador Rollemberg o reajuste do auxílio alimentação, as empresas se negaram a fazer a publicação alegando medo de represálias por parte do GDF.

Central_esquerda_qn194.indd

A censura tem sido uma máxima nos meios de comunicação, que sempre reivindicaram liberdade de expressão, mas não aceitam veicular nenhum tipo de conteúdo da classe trabalhadora que possa lhes causar algum tipo de constrangimento nas relações comerciais que elas têm com o governo. O motivo é simples: o governo utiliza esses veículos para fazer sua propaganda institucional e ao mesmo tempo é responsável por autorizar o funcionamento deles na cidade.

Para se ter uma ideia, o Sindicato criou um material para ser publicado nas redes de TV da cidade (Ato Público do dia 13 de agosto) e o SBT se recusou a veicular pelo fato de ter a palavra calote no material publicitário. Nesta emissora tivemos que veicular outro vídeo.

A Diretoria Colegiada do Sinpro, os(as) professores(as) e orientadores(as) da rede pública de ensino repudiam todo e qualquer tipo de censura e buscaremos os meios legítimos para fazer a comunicação com a categoria e denunciar o governo das ilegalidades que vem cometendo com os educadores do DF. A censura não nos impedirá de continuar cobrando do GDF o cumprimento da Lei Complementa nº 840/2011 em todos os seus aspectos.

Segue abaixo o outdoor que seria veiculado e será colocado de outras formas.

Print