CEMEB apresenta o Projeto Arte, Vida e Ambiente, nesta segunda (18)

O Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB) realiza, nesta segunda-feira (18/9), uma mostra da 3ª etapa dos trabalhos realizados ao longo do 2º e 3º bimestres como culminância do projeto: Arte, Vida e Ambiente. O tema central escolhido para este ano é “CEMEB, uma escola no contexto do Cerrado: resgate histórico e revitalização de espaços”. Neste sentido, 43 atividades serão desenvolvidas e apresentadas pelas turmas de acordo com o subtema escolhido, as quais serão supervisionados pelos professores orientadores.
O projeto foi idealizado pelo grupo de professores e equipe gestora, e tem como foco principal desenvolver na comunidade escolar do CEMEB o sentimento de pertencimento, bem como conscientizar os jovens quanto ao uso dos espaços, o resgate histórico da escola e a revitalização dos ambientes interno e externo. Tem ainda, o intuito de proteger e utilizá-los de tal modo que garanta o uso das futuras gerações, uma vez que se tornou patrimônio histórico. Na concepção histórica do Cerrado, os estudantes se apropriarão do estilo de vida do homem cerratense.
De acordo com a escola, os procedimentos pedagógicos do projeto, em toda a sua extensão, envolvem a utilização de recursos tecnológicos, que auxiliarão no desenvolvimento de pesquisas, construções de materiais para exposição de trabalhos, desenvolvendo uma aprendizagem dinâmica e significativa. Serão consideradas as experiências prévias dos estudantes, a capacidade de pesquisar, criar, resolver problemas e interagir com o outro. A operacionalização será apresentada no formato de Trabalho Coletivo, isto é, o desejo e a motivação de produzir o conhecimento através de parcerias, pesquisas, apresentações artísticas e culturais sobre o tema são ingredientes que fundamentam esta proposta de trabalho.
Por fim, vale ressaltar que os resultados dos trabalhos serão arquivados na biblioteca em uma “Cápsula do Tempo”, para que as futuras gerações possam apropriar-se da história do CEMEB.
Com informações do CEMEB