CEF Zilda Arns está na final da Olimpíada de História

Alunos do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, no Itapoã, conquistaram mais uma vitória e se classificaram para a final da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Ao todo 11.606 mil equipes de todo o Brasil e 195 do Distrito Federal foram inscritas na Olimpíada. Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada fase.

Para o professor Luis Filipe Anastácio, a expectativa da equipe Historiadores do DF em conquistar uma das medalhas de ouro é grande. A etapa final será realizada dia 20 de outubro e no dia seguinte ocorrerá a premiação. “Vencemos vários desafios e agora faremos uma prova surpresa, com formato diferente das edições anteriores. Estamos com uma boa expectativa para conseguirmos uma medalha de ouro e esperamos contar com o apoio de alguém que possa ajudar nas passagens e diárias dos alunos”, pede o professor de história. “Se analisarmos que o Itapoã tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do DF, o que estes alunos conquistaram já é um feito”.
A Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.