CEF de Santa Maria desenvolve projeto “Sem mosquito, sem dengue”

O CEF 308 de Santa Maria está desenvolvendo um projeto inovador na conscientização sobre os riscos da Dengue. O objetivo geral é estimular os estudantes a produzir práticas simples e baratas para combater o mosquito transmissor da dengue e formar multiplicadores na comunidade a respeito dessas práticas. Outro objetivo é a produção de um  gráfico com indicadores de possíveis focos do Mosquito Aedes aegypti.
O projeto será executado em 10 etapas : mobilização dos estudantes e entendimento da proposta, estudo sobre o ciclo de vida do mosquito e os possíveis danos que ele pode trazer para uma comunidade, uma pesquisa sobre possíveis soluções, nesse caso chegamos a conclusão que a melhor solução é a captura dos ovos, impedindo, com isso, o ciclo reprodutivo do mosquito. Além disso está prevista a construção de armadilhas para incentivar as fêmeas  a depositar os ovos, com a mobilização da comunidade para permitir a instalação das armadilhas em suas residências e análise do material e envio dos resultados para as autoridades competentes.
Serão mobilizados aproximadamente 240 alunos e as armadilhas serão construídas com garrafas descartáveis, para baratear o projeto e incentivar as práticas sustentáveis.
 
Cronograma das atividades:
As etapas de 01 a 06 ocorrerão entre os dias 11 e 25 de junho
A etapa 07 ocorrerá no dia 26 de junho
A etapa 08 no dia 02 de julho
As etapas 09 e 10 entre os dias 03 e 06 de julho