CEF 15 do Gama recebe o Prêmio Gestão Escolar de 2017

Na etapa distrital do prêmio Gestão Escolar 2017, o Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama foi premiado na execução do Proeiti (Projeto Piloto de Educação em Tempo Integral). A cerimônia foi realizada na última quarta-feira (18), na Seccional da OAB-DF. A diretora Ana Élen representou a escola no evento.
A educadora explicou a importância do projeto, apesar da falta de apoio do GDF, para a escola, que atende em período integral. “O prêmio significa muito, é uma motivação para que a agente a cada dia faça uma educação de qualidade. Ele reconhece o trabalho da comunidade escolar, apesar das dificuldades, da falta de políticas públicas voltadas para a educação integral e da falta de um Pdaf específico para a escola integral. Temos dificuldades financeiras e pedagógicas, mas a gente consegue fazer um trabalho diferenciado, aqui na periferia do Gama”, relata.
Ana endossa que esse trabalho está transformando a escola e a realidade ao redor dela. “Temos conseguido tirar os alunos da drogadição. A escola era conhecida como “suvaco do diabo” no Gama, por problemas de gangue e tráfico, inclusive com alunos assassinados. Hoje esse cenário mudou. De 2014 pra cá temos outra escola, outra realidade. Éramos o pior Ideb do DF. Hoje já temos o melhor Ideb das escolas públicas de ensino fundamental do Gama, com índices acima da média nacional”, salienta. A diretora também aponta outras atividades do CEF 15 que contribuem para este avanço, como a orquestra de violinos, artes plásticas, jiu jitsu, atletismo e futsal, dentre muitas outras.
A premiação, que chegou à sua 16º edição, reconhece a excelência de práticas e gestões de projetos de docentes das escolas públicas do Brasil. Com o prêmio, o CEF 15 do Gama se torna o representante do DF na competição nacional, que será divulgada em dezembro.