CED 01 do Guará realiza o II Encontro Internacional de Capoeira

Começa nesta quinta-feira, 27, no Centro Educacional 01, no Guará II, o II Encontro Internacional de Capoeira. O evento reunirá 31 mestres e alunos capoeiristas vindos de outros estados brasileiros, da Venezuela e dos Estados Unidos.
O encontro será dividido em três partes: a primeira, uma oficina ministrada pelo mestre Caiçara, do Pará, no CED 01. Na Aruc – Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, nesta sexta, 28, acontece a segunda parte – uma oficina com o mestre Cafuringa, professor brasileiro que mora e ministra capoeira no Havaí há 20 anos. A última parte será no sábado, 29, no Teatro Dulcina de Moraes, onde ocorrerá a graduação (batismo) do mestrando Tony Guará, professor da escola.
A expectativa é que o encontro reúna cerca de 500 pessoas, entre alunos, amantes da modalidade esportiva e comunidade escolar. O programa Parceiros da Escola estimula o envolvimento dos parceiros comunitários, empresas e instituições diversas, atendendo às escolas públicas nas mais diferentes necessidades para melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.
No CED 01, a capoeira serve de pano de fundo para a aplicação da Lei 10.639/2003 – que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares. “O nosso Projeto Político Pedagógico valoriza o jogo da capoeira, como instrumento de socialização, destreza e atitudes afirmativas. A capoeira resgata a cultura afrobrasileira, enaltecendo a liberdade, a humanização, tratando questões como diversidade cultural e racismo, por exemplo”, afirma Alisson Rafael de Souza, vice-diretor do CED 01 e praticante da capoeira.
Serviço:
II Encontro Internacional de Capoeira
27 a 29 de maio de 2010
Centro Educacional 01
EQ 34/36 do Guará II