CED 01 de Planaltina é a sexta escola ocupada no Distrito Federal

A mobilização dos estudantes do Distrito Federal contra a tentativa de desmonte na educação pública cresce a cada dia. Na última sexta-feira (21) os alunos do Centro Educacional 01 de Planaltina ocuparam a escola. Entre as pautas da comissão que organiza a ocupação estão a luta contra a PEC 241; contra a reforma do ensino médio, medida proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer; contra a Lei da Mordaça e a reivindicação de uma reforma urgente da estrutura do CED.

 img_20161024_093625298

Segundo um dos membros da comissão, durante todo o dia são promovidas atividades para os estudantes que estão no local. Além de debates sobre as quatro pautas de reivindicação, são promovidas rodas de conversa para esclarecer os alunos; discussões com historiadores sobre o Enem e outras temáticas; momentos culturais; atividades culturais; sarais; movimentos filosóficos e prática de esportes. As atividades estão abertas a toda comunidade escolar.
A reforma do CED 01 é uma das grandes preocupações dos estudantes, já que em setembro um aluno foi eletrocutado após encostar em uma grade da escola. “De promessas de reforma nós já tivemos muitas. Agora queremos ação da Secretaria de Educação. Ficaremos aqui até que o governo do DF mostre uma ação concreta para esta reforma”, comentou um dos membros da comissão de comunicação da ocupação, complementando que o grupo também apoia a luta dos estudantes contra a PEC 241, a Lei da Mordaça, a PL 241 e a luta por uma educação pública de qualidade. “Além de mostrar a escola que queremos, a ocupação é mais um instrumento de luta que nós temos para reivindicar melhorias e impedir retrocessos”.
img_20161024_093431879
A ocupação não tem data para acabar e a decisão sobre seu fim será tomada após a realização de uma assembleia nos três turnos.