CE faz última audiência antes da votação do Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação faz nesta quinta-feira a sétima e última audiência pública com vistas à votação do Plano Nacional de Educação (PNE), anunciou o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que preside a comissão. Ele salientou o esforço do Congresso em dar andamento à legislação, que foi enviada pelo Executivo com atraso: chegou à Câmara em 2010, ano em que deveria começar a vigorar.
Na abertura da reunião, o presidente do colegiado, o senador Cyro Miranda, informou que cerca de 35 convidados, incluindo o debate desta quinta-feira, foram ouvidos em menos de um mês pela comissão.

Segundo Cyro Miranda, a partir da próxima semana, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) começará a elaborar o relatório sobre o PNE, mas ainda continuará recebendo sugestões. “No lugar de ser um plano decenal, vigorará por sete anos, a menos que se aprove aqui alguma mudança quanto à vigência do PNE. Isso nos preocupa sobremaneira, porque ou o Brasil dá prioridade à educação, ou dificilmente sairemos dessa condição de emergente para nos tornarmos efetivamente desenvolvidos”, afirmou o senador.
Participam da audiência desta quinta-feira Naercio Menezes Filho, professor e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper -Instituto de Ensino e Pesquisa;  e a educadora Guiomar Nemo de Mello.

Agência Senado